quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Florada da maçã já acontece em Fraiburgo – Sc

 

FLOR DA MAÇA 01

Os primeiros sinais da florada da Maçã já podem ser observados nos pomares de Fraiburgo - SC. A cidade que é conhecida nacionalmente como “Terra da Maçã” já tem suas primeiras macieiras floridas. O espetáculo da natureza que dura em média quinze dias depende exclusivamente do clima quente para que todas as macieiras floresçam uniformemente.

Muitos turistas já estão de malas prontas rumo a Fraiburgo, tanto que o Hotel Renar está com lotação máxima para o feriado de 12 de outubro.

A maçã é mais um dos atrativos para os visitantes que escolhem Fraiburgo para passar alguns dos seus momentos de lazer. Anualmente o Hotel Renar recebe turistas do Brasil inteiro que fazem questão de acompanhar e participar de perto desse espetáculo da natureza que encanta adultos e crianças.

Em tempo: Conheça os Ciclos da maçã

- Outubro – mês da florada, os pomares cobrem-se de flores, é a fase mais bela deste ciclo. Para auxiliar a polinização, são colocadas colméias de abelhas nos pomares na proporção de duas colméias por hectare. Normalmente neste mês são feitas as operações de raleio químico, cujo objetivo é provocar a queda de determinada quantidade de frutas recém polinizadas, visando o crescimento das frutas remanescentes em função de menor concorrência, já que em cada cacho floral ocorrem cinco flores e só podem ficar no final uma ou duas frutas por cacho.

- Novembro – fase do raleio manual, quando os agricultores retiram manualmente o excesso de frutas dos cachos.

- Dezembro – nesta fase as frutas estão em pleno crescimento e os agricultores fazem trabalhos de limpeza de ervas daninhas e a retirada de alguns frutos que ficaram em excesso após o raleio manual.

- Janeiro – os agricultores continuam os trabalhos de limpeza e manutenção dos pomares. Nos anos de chuva normal ou excessiva, faz-se necessário praticar a poda verde, visando eliminar os ramos que cresceram muito e impedem a entrada de luz nas plantas, o que prejudica a coloração das frutas. Nas regiões de menor altitude inicia-se a colheita da Gala.

- Fevereiro/Março – os meses de colheita da Gala. Nesta fase os agricultores trabalham no mínimo dez horas por dia e de seis a sete dias por semana. Só a chuva interrompe a colheita. Em regiões de menor altitude, inicia-se a colheita da Fuji no final de março.

- Abril/Maio – colheita da Fuji. O ritmo de trabalho nos pomares não diminue até que a fruta esteja toda recolhida nas câmaras frigoríficas.

Ciclo de Dormência
- Junho – após a colheita são feitas às operações de limpeza dos pomares. São retiradas as frutas caídas na colheita para evitar inoculo de doenças. Também os galhos rompidos e lascados são retirados. Nesta mesma fase inicia-se a queda das folhas.

- Julho/agosto – as árvores estão sem folhas e os agricultores executam a operação de poda, que têm como objetivo eliminar galhos velhos e provocar novas brotações, que darão origem a ramos que frutificarão nos próximos anos.

- Setembro – neste mês são feitos os tratos culturais, visando o novo ciclo nas regiões de menor altitude ocorre o início da brotação e florada.

Fonte: ABPM

Assessoria de Comunicação Hotel Renar

Camila Di Cascia – Mtb 42.556

(11) 7889.51.05 ID 9*51092

(11) 4063.71.45

Parallel Universe & Microfone Digital Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário